top of page

O que nos levou a elaborar tal trabalho, além de outras questões que serão abordadas posteriormente, foram as diversas visitas ao acervo bibliográfico da sede física e aos links do sítio eletrônico da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria - SEDUFSM que culminaram, inevitavelmente, na observação de que os conteúdos que possam interessar a pesquisa histórica e de fundo documental necessitam de elaboração mais detalhada e complexa frente a magnitude da instituição.

Esta carência bibliográfica e informacional na rede mundial de computadores é bastante cara nos dias que correm. Tempos em que as ferramentas de busca na web são instantaneamente requisitadas, tão logo surge qualquer curiosidade ou dúvida, em apenas um levíssimo toque na tela de um celular. Os internautas e estudiosos, sindicalizados ou não, merecem informações melhor elaboradas, textos críticos e analíticos por se tratar de uma seção sindical de docentes de ensino superior, ligada a um dos maiores e profundos sindicatos que debatem a educação superior brasileira, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN.

Devido a essas necessidades, propor a recuperação da História da SEDUFSM revela-se de grande importância. Primeiro, devido ao ineditismo acadêmico, posto que, não se tem informações sobre pesquisas acadêmicas em nível de graduação sobre o tema.

Segundo, porque tal resgate histórico é de grande interesse dos estudiosos dos movimentos sociais, movimento docente, movimento dos técnico-administrativos em educação de Instituições de Ensino Superior, sindicalistas, sindicalizados, membros das outras seções filiadas ao ANDES-SN. Além de toda sorte de consultas feitas por profissionais de outras áreas e de órgãos de imprensa, dentre outras circunstâncias, as quais são necessárias informações amplas e consistentes.

Resgatar parte da história da cidade de Santa Maria e da universidade que ela comporta nos faz perceber que estamos diante de questões densas, instituições e conjunturas que proporcionam amplas discussões, adquiriram características próprias e produziram fartas atividades passíveis de estudo, embora o perfil dilatório deste trabalho e das condições ao qual foi elaborado.

Fazer referência ao processo que originou a SEDUFSM é retomar momentos históricos importantes da sociedade brasileira, a abertura política, a redemocratização do país e a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que teve como reflexo imediato no movimento docente: a sindicalização da categoria (transformação de Associações de Docentes em sindicatos); rupturas no Movimento Docente; filiação do ANDES-SN à Central Única dos Trabalhadores - CUT.

O sindicalismo brasileiro passou por grandes transformações, assumindo um novo perfil, principalmente a partir do final da década de 1970, fortalecendo radicalmente as lutas reivindicatórias e a atuação política das classes trabalhadoras.

A própria categoria docente assume diferente identidade, a anterior disposição elitista e “benemerente” dá lugar à profissionalização, compartilhando os anseios e o sentimento de pertencimento de Classe.

Estas transformações resultaram em conflitos no Movimento Docente santa-mariense que culminaram no rompimento da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria - APUSM, uma entidade que nasceu, assim como a própria universidade, afinada ao diapasão da Ditadura Militar.

Esta seção sindical (SEDUFSM) é, notoriamente, parte significativa do cotidiano da universidade e, conseguintemente, da comunidade santa-mariense e do cenário nacional de lutas em defesa do Ensino Superior gratuito e de qualidade. Entidade que hoje, além da luta cotidiana, incentiva e promove valorosas atividades de cunho artístico-culturais na comunidade santa-mariense. Estudá-la e promover sua história demonstra-se uma significativa relevância social, dada a amplitude dos movimentos e cenários envolvidos. 

 

Colabore conosco!
Se você tem um depoimento, um texto, uma foto ou qualquer documento que possa interessar entre em contato

Sobre o projeto

bottom of page